"O conhecimento chega, mas a sabedoria demora." (Alfred Tennyson)

Sujeito e objeto do conhecimento
Os seres vivos tem potencialidade que se desenvolvem segundo seu necessidades de sobrevivência.Eles se adptam as condições do meio em que vivem.Além de algumas características comums aos seres vivos, o homem tem a capaciade de pensar o que lhe possibilita conhece a realidade.Conhecer a realidade significa compreendê-la e explicá-la.Os dois elementos básicos do conhecimento humano:um sujeito e um objeto.O homem só se torna sujeito da realidade quando está diante doa objeto a ser conhecido e a realidade só se torna objeto do conhecimento perante um sujeito que queira conhecê-la.
Principais teorias do conhecimento
Quase todos filósofos reconheceram ao duas formas de conhecimento o sensível, em que predomina a atividade dos sentidos e o intelectivo,em que predomina a atividade do intelecto.
PLATÃO:o mundo das idéias

ARISTOTELES: A essência do objeto

OCKHAM : Conhecimento imediato dos objetos

BERKELEY: Sem interferência de objetos

KANT: Formas e matérias

A matéria é um elemento a posteriori, isto é, baseado na experiência, e é provido pelos objetos.
HEGEL: Tese, antitese e síntese

O método adotado para percepção da realidade- pensamento é a dialética, que desenvolve três momentos: Tese, antitese e síntese.
PIAGET: Experiência pessoal

HUSSERL: Os fenômenos

Conhecimento sensorial ou empiríco
Como ocorre com qualquer outro animal, o primeiro contato do homem com a realidade se dá pelos cincos sentidos. O universo dos objetos físicos é, pois, conhecido pela sensação de suas características. O sujeito cognocente estabelece com eles uma relação física apoderando-se de suas propriedades sensiveis.
Conhecimento lógico ou intelectual.
Diferente dos outros animais, o homem consegue ultrapassar os dados, capturtados pelo sentido. O homem tem a capacidade de abstrair, de conservar imagens dos objetos que aprendeu, mesmo sem tê-los mais presentes. Apartir das imagens, o homem raciocina combinando-se e tirando conclusões.
Conhecimento de fé
A objetos da realidade cujas propriedades escapam tanto a nosso sentido quanto ao nosso raciocinio, a crença consiste na aceitação dos dados, na forma, como outras pessoas os propõe. O conhecimento de fé basea-se na autoridade terceiros. Constitui um voto de confiança no que os outros afirmam.
Distorção do conhecimento

Conhecer para satisfazer a curiosidade
é o espanto, a surpresa perante o novo, perante o novo que desencadeia nossa atividade intelectual. Como seres racionais, impõe-se a nós a necessidade de entender, de ter uma explicação. Essa necessidade ja se faz sentir na conhecida curiosidade infantil.
Conhecer para se sentir seguro
O espanto perante o novo gera angústia por não sabermos como nos afeta a realidade desconhecida. Nossa segurança psicológica baseia-se na possse de informações objetivas que nos permite dominar a realidade a nossa volta. A desinfomação e a falta de insentivo ao conhecimento aa reflexão e analise constitui a forma mais cruel de manter o homem a sociedade interna assustados e angútiados a sua ignorância.
Conhecer para transformar
Conhecer é, para o homem uma questão de sobrevivência, pois os seres vivos para sobreviver, se adaptam ao meio. Conhecendo o meio o homem se adapta a ele e o transforma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário