sábado, 20 de junho de 2009

Individuo e sociedade


"O individuo e sociedade são fenômenos que se integram pois a vida humana é convivência."



Viver é conviver

O homem é um animal social, ao nascer o individuo recebe uma herança cultural, o que condicionado pela cultura em que convive, e o processo de assimilação da cultura, é chamado de socialização.
Somos produtos e produtores da sociedade responsaveis, pelas condiçoes em qu vivemos.

Desenvolvemos técnicas para medir nossas relações com outra pessoa e com a natureza, mas nem sempre as técnicas nos trazem beneficios.

Apropriamos-nos da natureza conduzidas por interesse imediatos, sem levar em conta a necessidade do planeta.


Nós e os outros


Dependemos da natureza para sobreviver e da sociedade para nos desenvolver.Somos seres dependentes e associativos, temos dificuldades de viver sozinhos.

É em contraste com os outros que firmamos nossa individualidade, somos especiais e inconfundíveis.


Conviver é difícil


O fato de sermos socializados não significa dizer que estamos sociáveis o tempo todo. Ao interagir concordamos e discordamos o tempo todo.

Vários meios facilitam o relacionamento entre as pessoas, como cartas, Internet, telefone..., hoje as relações sociais tendem a ser:

-Mais impessoais

-Ultilitárias

-Formais e contratuais

-Realísticas

-Especializadas


Conviver com as diferenças


Existem conflitos entre classes sociais entre grupos étnicos e nas relações trabalhistas. A tensão esta presente no relacionamentos. No convívio, expomos nossas diferenças individuais e estamos expostos a desigualdade resultante da divisão em classe.

A convivência enfrenta ainda o problema da competição isso gera um crescente individualismo na sociedade e torna difícil conviver.


Como se institui o social


Ao nascer, o individuo encontra a vida organizada, para sobreviver os homens produzem coisas, elaboram ideias aprovam formas de vida em comum, dando origem as instituições sociais: família, religião,etc.

As instituições surgem para atender as necessidades, como saúde, educação. Somos criadores da vida social.


O social nos atrai


Tudo que envolve o ser e o fazer coletivo exerce atração sobre nós, temos a necessidade de nos sentir valorizados, de esta atualizados e prática aceitas na cultura em que vivemos. Esse fenômeno é visível na sociedade, que atribui a importância excessiva aos bens materiais.A força consumista é um aspecto do social que exerce atração e por vezes impede que percebamos o carater capitalista da sociedade contemporânea


A pressão social


É a força que tanto pode a nos induzir a consumir um produto da moda , como nos deixar inseguro diante da fala ou simples presença de autoridade e personagens sociais. No entanto a pressão social não é apenas uma coerção física ou psicológica, nossas relações sociais são frutos de um conhecimento acumulado e experiências mutuas.



Um comentário: