sábado, 20 de junho de 2009

Amor

"O homem não morre quando deixa de existir, mas quando deixa de amar."

A necessidade do amor

Ao tomar conhecimento de si mesmo, o ser humano percebeu que é diferrente dos outros seres vivos por ter consciência e liberdade, então passou sentir solidão que o acompanha com a individualidade, com isso sentiu a necidade de se relacionar com o mundo exterior. O amor é o meio procurado pelo ser humano para vencer o isolamento.
Sem amor o ser humano torna-se árido incapaz de sensibilizar com as tragédias da vida.

O que é o amor?


O amor é mutio diferente de paixão, a paixão é passageira enquanto o amor é duradouro e cresce com a vivência, é uma conquista gradual do par. O amor é uma força de aproximaçao união envolvimento e responsabilidade. Ser amoroso, é uma característica de cada um, vem desde o seio materno.

Formas de amor


O amor é uma vivecia que se manifesta de varias maneiras.

Erótico

Quando se fala em amor, pensa-se logo em amor erótico, porque essa forma de amor envolve o desejo, a busca de fusão e o desenvolvimento a dois. O amor erótico é muito forte, porque presupõe o retorno do sentimento vivido: É um dar e receber, que se manifesta no prazer eda convivência co m o outro, tanto no plano físico quanto psicológico .

Amizade

Um amigo sempre ouve o que dizemos e compreende o que não sabemos dizer, não esta sempre de acordo conosco e nos obriga a pensar honestamente e nos ama mesmo que façamos asneiras. A amizade é a forma mais abrangente do amor é um apelo e uma resposta existencial, esse apelo do meu eu ao outro e do outro a mim. Os amigos compartilham a vida com sua angústias e alegrias.

Amor Suplementar

A beleza da relação homem-mulher está no encontro dos seres autonomos e independentes. Muitos homens e mulheres em função de sua imaturidade criam relação de dependência que fragilizam a união.Um procura no outro o que lhe falta ou que gostaria de ser, em lugar de desenvolver ao maximo suas potencialidades. O amor é entao apenas complementar, quando na verdade deveria ser suplementar.
O problema dos papéis

Apesar do amor ser uma relação entre iguais, tem-se manifestado quase sempre como dependência e do dominação. Ao se assumir como macho o homem cria a dominação e a mulher ao aceitar o machismo cria dependência. Da mesma maneira que o homem despreza o lado feminino, a mulher foi condiconada a desprezar seu lado masculino. A anseção da mulher como ser autonomo confudiu o homem, provocando insegurança na identidade masculina.
O problema da rotulagem

O rotulo é outra dificuldade da convivência humana e nas relações homem-mulher. Rotular uma pessoa é vê-la sob um unico aspecto, o rotulo é uma forma de expressão que torna previsivel a relação a dois, impedindo a possibilidade de crescimento pessoal. A pessoa rotulada tente incorporar o rotulo inibindo suas potencialidades, superar esse processo devolve a pessoa liberdade de ser ela mesma.

O macrocosmo do amor

A sociedade neo-liberal permite que industruia da diversão e a propaganda explorem o amor erótico. A mídia associa o desejo sexual a objetos neutros, procurando erotizalos. A sociedade neo-liberal investe no amor erótico porque nele encontra um excelente meio de atingir seu objetivo: vender.

A deserotização do erótico

O apelo sexual esta sempre presente na propaganda. A propaganda parece erotizar os objetos ao liga-los a imagens de homens e mulheres belas, ricos e sedutores. Tudo parece erotizado, mais é só aparência porque o que ocorre na realidade á desorotização do erótico, trata-se de provocar uma banalização do sexo, desvinculando dos projetos e da afetividade de cada um.


Egoísmo e narcisismo

O egoísmo caracteriza-se como ausêncide auto-estima. O individuo egoísta ama sobretudo a si mesmo, e valoriza-se ao extremo. Trata-se de uma pessoa carente que procura retirar do outroas aquilo que lhe falta. O egoísto não sabe coniver de maneira sadia, pois transforma os outros em apêndices de seus desejos, o egoísmo é um traço sombrio do instinto de sobrevivência.

Amor apelo de humanização

Vida sem amor é morte, porque só o amor pode criar o mundo humano. Sem amor veremos os demais seres como objetos como coisas, e as coisas são determinadas pela soma de suas caracteristica.Portanto, considerar o outro a soma de suas qualidades e defeitos, algo pronto e acabado é enquadralo como objeto e ignorar suas possibilidades e alteridade.

7 comentários:

  1. Genteee adorei!Ta muiito Lindo !.o 10 vlw a pena! Ta a kra de Bruna super patty! Amei.° Por.:Ceicinha Leal

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. bruna vc q m desculpe + tenhu q falar a verdade concordo kom ceicinha ta msm a kara de bruna bem q ela disse pro proff q tava a kara dela rsrsr...Kalynne Rocha

    ResponderExcluir
  4. iai mano fikooo massa essa pagina muituu tipo assim dhow maneruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse texto o amor, de onde ele foi retirado? adorei

    ResponderExcluir
  6. me ajudou muito no meu trabalho de filosofia, amei

    ResponderExcluir
  7. Esse texto foi retirado do livro Para Filosofar, do Cordi.

    ResponderExcluir