sábado, 20 de junho de 2009

O desafio da liberdade

A importancia da liberdade

A liberdade sempre foi uma questão fundamental da hitória e da humanidade.Na antiguidade, o preço da derrota de um povo, em guerra com o outro mostra a escravidão. Na idade moderna, tivemos a escravidão do negros africanos, que no Brasil durou mais de três séculos. O sofrimento porque passaram eram tão atroses que muito se suicidaram; outros fugiram para o interiro de um território, onde formaram povoações.Enfim, a liberdade, tem sido motivo de tragédia e heróicas e batalhas.


O que é liberdade?


" Liberdade essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que entenda"


A liberdade não é explicada mais é entendida.Há mais de dois milênios os filosofos vem refletindo sobre o conceito de liberdade e ainda não conseguiu chegar a uma definição unanime.O conceito de liberdade é complexo.



Os limites da liberdade


Não existe liberdade zero. Por mais escravizada que se encontra a pessoa, sempre lhe sobra algum poder de escolha, nunca lhe faltará a possibilidade de dizer sim ou não, revelar a aprovação ou rejeição apenas pela espressão do rosto. Até pelo pensamento, é posssivel exercer Também não há, liberdade infinita. Ninguém pode escolher tudo.

A liberdade como conquista



A conciêcia moral depende da conciêcia psicológica, antes de podermos julgar sobre o bem e o mal, temos conciência de nossos atos, sentimo-nos autores de nossas ações.A liberdade não é uma dadiva, algo que recebemos sem esforço ao contrario, ela é uma conquista que pode conduzir a outras conquistas, um caminho que pode levar a outros caminhos, com novo obstaculos e horizontes.

Livres com os outros

O exercício da liberdae se realiza com o outro, na interação social, na verdadeira politca , na luta pela justiça, pela igualdade dos direitos essenciasis, pela solidariedade, o individualismo enfraquesse nossso poder de ação.


Liberdade e Responsabilidade


O termo responsabilidade pode ser sinônimo de cumprimento de deveres. Em filosofia, responsabilidade constitui a consequencia necessaria. O ato livre é necessariamente um ato pelo qual se deve responder. Racional e livre, ele tanto constroi como destroi. As vezes o mesmo homem, salva com uma das mãos e mata com a outra. É a propria liberdade que nos oferece a possibilidade de corrigir o mal uso que fazemos dela. O determinismo absoluto
É o que predomina principio da causalidade, que supõe ainda uma correspondência necessaria entre caus e efeito, por exemplo,uma determinada causa sempre produz determindao efeito.

Fatalismo

Denomina-se fatalismo ou destino a crença que os fatos de nossa vida dependem não do exercicio de nossa liberdade, mais da vontade de forças superiores, ou desus.É comum encontrar pessoas fatalistas após tragédias como enchentes e mortes, a sempre alguém para justificar:"tinha de acontecer,era o destino,estava escrito.A crença no destino nega radicalmente a liberdade humana e é malefica para a sociedade.Se não existe liberdade não existe sociedade.Os adeptos do fatalismo ignoram que os homens é que constroem e destroem .


Acepções da liberdade

Os atos livres implicam a decisão soberana da inteligência e da vontade .Por isso temos de responder por eles Para Sartres a liberdade que qualifica o homem antes de tudo.Não é possivel não ser livre.Mas o homem não age sempre de acordo com responsabilidade que decorre de sua condição livre.Pode usa de má -fé, degradar-se mente para si mesmo.

A boa e a má escolha

Fazemos escolha desde o amanhecer ate a noite.Mas nem sempre as escolhas são fáceis e dentre as alternativas escolhemos a que consideramos melhor ou a menos ruim pra nós.Hoje a escolha do bem, é seriamente prejudicada pelo excesso de informações.Muitas dessas informações tem objetivos mercadológicos,fazendo-nos desejar coisas que não precisamos,mas que o mercado desja vender.

Um comentário: