domingo, 21 de junho de 2009

O que é filosofar?

Os conceitos de filosofar



Nunca se conforme com as estruturas existentes como se fosse as únicas possíveis.





Antigamente as pessoas acreditavam que filosofar simplesmente significava pensar, mas será que é só isso?

Hoje em dia sabe-se que filosofar significa bem mais que isso, e pode se encaixar e três significados.


-Sinônimo de PENSAR
As vezes problemas existenciais nos fazem refletir sobre problemas da nossa vida.


-Viver VIRTUOSAMENTE

Filosofar aqui é viver com sabedoria, "sábio é aquele que se torna um exemplo das virtudes apreciadas e é tomado como um ponto de referencia.


-Filosofar ocidental
A partir daí as pessoas passaram a ver o ser humano a natureza e as divindades com um olhar crítico.A filosofia questiona os fundamentos da cultura.


Mito x filosofia



Quando as pólis conheceram a apogeu econômico, político e cultural, m foi exatamente nesse período que surgiu na cultura grega o conflito entre mito e filosofia.
O mito e a filosofia são nas formas que o homem utiliza pra explicar os acontecimentos da vida. Ao buscar essas explicações o homem está tentando organizar sua cultura.
As interpretações criadas pelo mito foram adquirindo autoridade pelo fato de serem antigas, esconde interesses de classes e podem ser manipuladas por aqueles que tem poder.
Em virtude do desenvolvimento dos contatos culturais com os outros povos os gregos sentiram necessidade de uma linguagem universal. O mito já não satisfazia as necessidades culturais da época, então surgiu a linguagem filosófica baseada na razão para tentar substituir o mito.



Os pré-socráticos



São nos filosofos que viveram antes de Sócrates,filósofo que abre uma nova fase da filosofia. - Os sofistas
Eram professores ambulantes, que cobravam pelos seus ensinamentos.
- Sócrates
Patrono da filosofia, e dividiu-a em antes e depois dele:filósofos anteriores pré-Sócraticos, e posteriores de pós-Sócraticos.
- Platão Um dos maiores pensadores da hitória da filosofia. Discípulo e amigo de Sócrates e retoma seus conceitos e valores do mestre.
- Aristóteles
Discípulo de platão, dele herdamos dele o modo de pensar o modo de agir, organizar os conhecimentos e a compreensão da realidade.



Os novo conceito de verdade

Na época do surgimento da filosofia do surgimento da filosofia,aceitava-se como verdade o que a tradição,e os deuses determinavam.

Os primeiros filósofos um novo conceito de verdade,uma verdade tão bem fundamentada que ninguém pudesse refutá-la.Ela deveria liberar o povo da autoridade arbitrária. A verdade procurada teria de ser um conhecimento definitivo necessário e absoluto.


O novo conceito de natureza

A natureza é um conjunto de tudo que existe a existência das coisas faz com que elas sejam cognoscíveis.Não precisamos de intermediaria para contemplar sua existência.Filosofar é, admirar a realidade tal qual ela existe;é saber contemplá-la sem progetar nela temores místicos e crenças fantasiosas.


O novo conceito de responsabilidade

Graças a filosofia, os valores fundados na razão passam a orientar a vida das pessoas,individualmente e comunidade.Descobre-se aos poucos que a verdade liberta o homem.Filosofar desestabiliza, mexe com as estruturas sociais e politicas vigentes e convida cidadão. O filosofo é o cidadão mais ativo na promoção das mudanças sociais e politicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário